Região dos Lagos - RJ

 

Araruama

Em outras épocas foi ocupada pelos índios Tupinambás, está cerca de 117 KM da capital carioca e é uma cidade mais urbana com 13 praias banhadas pela Lagoa Araruama. As chamadas "praias oceânicas" é famosa por ter ondas ideais para a prática do Surf e a praia da Iguabinha é conhecida pela pretensão ao veraneio.

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo está cerca de 170 km da Capital Carioca e é famosa pela ressurgência, o que a fez ser conhecida como a capital do mergulho. Suas praias são famosas por suas águas cristalinas e calmas. Onde está localizado o “Pontal do Atalaia” que possui uma vista é inesquecível!

Cabo Frio

Cabo Frio está cerca de 152 km da Capital Carioca e se mantém, junto com Araruama, como o grande centro político e urbano da região. Em Cabo Frio está localizado o melhor estádio de futebol da região, o "Correão". Outros lindos pontos turísticos é o canal de Itajurú e a rua dos biquínis.

Iguaba Grande

Iguaba Grande está cerca de 102 km da Capital Carioca e tem uma lagoa como maior atração.

São Pedro da Aldeia

São Pedro da Aldeia está cerca de 114 km da Capital Carioca e se destaca por conservar sua história. Tem como passeio turístico a Casa da Flor e a Igreja Matriz, ambas tombadas pelo Patrimônio histórico, o Museu da Aviação Naval do Brasil e o Museu ferroviário da Região dos Lagos.

Saquarema

Saquarema está cerca de 116 km da capital carioca e é conhecida pelo Aryzão - Centro de Desenvolvimento de Voleibol de Saquarema e pelas belas praias, principalmente a Praia de Itaúna, chamada de "Maracanã do Surf", isto em razão das ondas adequadas para a prática do esporte. Como passeio turístico, cidade possui praças e a Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, cartão postal da cidade.